As tendências de TI que estão movimentando o setor em 2019

Anualmente, o mercado de TI apresenta o conjunto de tendências que prometem aquecer o setor, e estar atento ao crescimento e atualização tecnológica (a nível mundial) é o que faz uma empresa estar sempre à frente dos concorrentes, além de alavancar as vendas.

Entre as novidades anunciadas – e que já estão movimentando esse mercado – estão: Inteligência Artificial, Gêmeos Digitais, Blockchain, Cloud Computing, Borda Potencializada, Realidade Aumentada e até Computação Quântica. Já vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas!

Inteligência Artificial

Essa é uma das tecnologias atuais mais poderosas, e ideal para empresas que visam entregar um conjunto de serviços revolucionários. Quando falamos no desenvolvimento de aplicativos profissionais, a aplicação da AI ao processo de desenvolvimento permite a automatização de várias funções da ciência de dados. Até 2022, a expectativa é de que pelo menos 40% dos novos projetos de desenvolvimento de aplicativos tenham desenvolvedores de AI em sua equipe.

Gêmeos Digitais

Esse é o nome dado às cópias virtuais de processos reais. O que significa que, assim como um novo produto é desenvolvido fisicamente, ele também é criado no mundo virtual. O intuito disso é poder realizar testes e análises antes mesmo de o produto chegar ao mercado. As principais vantagens são: redução de custos, menor tempo de produção, maior capacidade de adaptação, e aprimoramento da prevenção de possíveis erros e riscos.

Cloud computing

A computação na nuvem é uma tecnologia já inserida em diferentes ambientes. A novidade é que, com os novos investimentos, elas passam a ser gerenciadas internamente, ou seja, atuam de forma muito mais próxima e integrada aos usuários, o que permite que o trabalho remoto ganhe mais confiança e presença na rotina de pessoas e empresas.

Blockchain

O blockchain é um mecanismo de gestão de informações utilizado para fins muito maiores que o simples gerenciamento das transações financeiras. Suas soluções de gestão e segurança permitem a gestão de cadeias de negócios e distribuição inteligente de arquivos, além de auxiliar na manutenção dos contratos.

Realidade aumentada

Essa é uma das tecnologias que tem ganhado cada dia mais potencial. A realidade aumentada pode se aplicar nas diversas áreas do mundo corporativo, desde a demonstração de maquetes até a montagem de produtos ou visitas às cadeias produtivas. Indo ainda mais além, as experiências imersas (AR, VR e MR) estão mudando a forma como as pessoas percebem, interagem e consomem o mundo digital.

Borda potencializada

Diferente da computação em nuvem, o Edge Computing (computação em borda) se refere ao processamento local de informações, evitando grande tráfego de dados na nuvem. Essa tecnologia permite um processamento descentralizado, capacitando tecnologias de computação móvel e Internet das Coisas (IoT). Em um sistema de IoT, por exemplo, as informações são processadas no próprio dispositivo em sincronia com o sistema. As vantagens são a aceleração do fluxo de dados, incluindo processamento em tempo real, com menor consumo de largura de banda da internet, por exemplo, o que reduz custos e permite um uso remoto mais eficaz.

Computação Quântica

Esse modelo de computação opera com partículas como elétrons e íons, capazes de representar as informações como bits quânticos (qubits). Em comparação ao modelo clássico, computadores com essa tecnologia se sobressaem na agilidade da resolução de problemas mais complexos. Na indústria farmacêutica, por exemplo, o tempo de comercialização de novos medicamentos pode ser reduzido consideravelmente – o mesmo acontece nas organizações financeiras e automotivas, entre outras.

Gostou das novidades? Então acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece quando o assunto é TI.