Como os chatbots revolucionaram a comunicação entre as empresas e seus públicos

Você já teve contato com alguma marca por meio das interações via WhatsApp? Se sim, bem-vindo ao universo da comunicação por CHATBOTS. O que são? Robôs que fazem uma função específica de chat ou diálogo na interação entre empresa e público.

Tendência em diversos setores, essa tecnologia vem para facilitar a comunicação direta com o público, aproximando as corporações de quem eles buscam, o que favorece também a assertividade nas vendas. Os benefícios imediatos da implementação dessa inteligência artificial são:

1. Redução considerável da dispersão e abandono dos visitantes a sites, como Facebook, WhatsApp e aplicativos variados;

2. Melhor redirecionamento dos atendimentos feitos por humanos – à medida que as respostas automatizadas já resolvem a maioria dos problemas simples, repassando apenas os mais complexos.

Além de melhorar a qualidade e rapidez do atendimento ao cliente, vale reforçar ainda a influência positiva sobre a geração de leads, uma vez que por meio dos chats automáticos o time comercial consegue captar informações para o mailing da corporação, como nome, e-mail, idade e até área de atuação, por exemplo, o que garante qualificação da base de dados e CRM.

Achou que os benefícios paravam por aí? Nada disso! Os chatbots estão na lista de inovações promissoras não à toa.

Com atuação 24 horas por dia, o software ainda reduz o tráfego no SAC e permite auxilia na representatividade da marca, à medida em que é capaz de oferecer processos cada vez mais personalizados.

Proporcionando uma boa experiência aos usuários, a empresa consegue atingir níveis altos de conversão para vendas. Além, claro, de captar as avaliações dos clientes de forma mais dinâmica e efetiva.

Mas, vale lembrar que para que a implementação realmente tenha sucesso, é importante conhecer bem o seu público, e planejar bem a linguagem e personalidade que o  robô terá. Textos muito formais ou automatizados demais, podem acabar prejudicando a relação do consumidor com a marca, ao invés de facilitar. Por fim, lembre-se da importância de aproveitar corretamente as informações captadas dos consumidores – informação não utilizada também não contribui para o crescimento da marca.

Está esperando o que para incluir a fermenta no planejamento de comunicação?